O consumo de energia de todos os edifícios recém-construídos deverá ser completamente reduzido até 31 de dezembro de 2020 (2018 para edifícios públicos). Este é o objetivo estabelecido pela União Europeia, através da Diretiva 2010/31 / UE, de forma a apoiar e encorajar uma economia que efetivamente utilize os seus recursos e emita menos carbono.

O isolamento térmico, desempenhará um papel muito importante na consecução destas metas na Europa, porque irá melhorar o conforto e a qualidade de vida das pessoas, produzindo uma economia de energia muito significativa. Desta forma, torna-se necessário instalar um sistema de isolamento térmico .

As projeções de espuma rígida de poliuretano são o método mais eficiente de isolamento térmico de construções, quer se trate de habitações, indústria ou edifícios no seu geral. Assim, não deve ser visto como um custo, uma vez que o investimento inicial envolvido na instalação é recuperado num curto período de tempo, e tornando-se evidente a economia no valor de aquecimento e arrefecimento do espaço em questão.

FORMA DE APLICAÇÃO

A espuma rígida de poliuretano é aplicada no local através de equipamento apropriado que a projeta nas superfícies a isolar. Após um breve período de expansão, solidifica, formando-se pequenas células fechadas e estanques à água, que permitem um poder de isolamento superior.

CARACTERÍSTICAS

A espuma rígida de poliuretano tem 2 componentes: poliol e isocionato. Pertence à classe dos isolantes térmicos. Possui boa resistência mecânica, bem como um baixo coeficiente de transmissão térmica. É um material isento de CFC e inerte. Tem boa resistência a várias substâncias químicas tais como: ácidos diluídos, soluções alcalinas diluídas, hidrocarbonetos alifáticos, hidrocarbonetos clorados, éteres, álcoois e água salgada.

VANTAGENS

Aumenta o conforto térmico
Formação de uma única placa sem juntas nem espaços por preencher
Rápida aplicação
Durabilidade
Reforça e protege a zona aplicada
Menor espessura relativamente a outros materiais isolantes
Em estruturas metálicas atua como um antiferruginoso
Flexibilidade e resistência à compressão
Gera poupanças de energia na climatização
Não degradável
Boa estabilidade dimensional
Excelente aderência a todos os materiais de construção
Baixa permeabilidade ao vapor de água.
Evita condensações
Imputrescível

APLICAÇÕES

Edifícios (paredes, lajes e coberturas)
Câmaras frigoríficas e tubagens
Barcos frigoríficos
Cisternas
Reservatórios
Camiões e Vagões frigoríficos
Só deve ser aplicado por equipas especializadas