Os modelos Soluft sugerem uma verdadeira revolução no aquecimento: ao contrário dos sistemas tradicionais de aquecimento do ar, nos quais os radiadores produzem fluxos de ar, altas e variáveis percentagens de humidade, bem como desperdício de energia substancial, o sistema de aquecimento Soluft usa a tecnologia de infravermelhos.

A tecnologia de aquecimento por infravermelhos aquece os objetos e corpos antes de aquecer o ar: graças a este efeito, a partir do momento em que liga o aquecimento, sente imediatamente a sensação de calor no corpo e nos objectos à sua volta. Os raios infravermelhos são dinâmicos, enquanto atingem um objecto, aquecem-no e saltam para o próximo, criando, assim, uma troca contínua de calor. Graças a esta tecnologia será possível obter uma divisão quente, mantendo a temperatura mais baixa, em relação à normalmente necessária com o tradicional sistema de aquecimento do ar.

Este sistema permite que respire ar limpo e fresco (sem produção de fluxos de ar não há movimento de poeiras), permitindo também manter uma percentagem de humidade do ar mais baixa e estável, com consequentes benefícios para a saúde: estudos demonstram uma melhor circulação do sangue, um ambiente mais saudável para pessoas que sofrem de reumatismo e problemas respiratórios.

A tecnologia de infravermelhos, enquanto aquece rápido e uniformemente, proporciona também uma poupança notável, quando comparada com o aquecimento tradicional. Por fim, e não menos importante, estes radiadores não necessitam de instalação, apenas terá que ligar à tomada.

Comportamento do tubo de Halogéneo por infravermelhos e aquecedor a gás.